A AMD criou uma nova versão da FirePro W9000, destinada principalmente para o uso em servidores. A nova FirePro S10000 é uma placa de vídeo de vocação profissional, com sistema baseado em duas GPUs e consegue, sozinha, bater a casa dos 6 teraflops de processamento.
Com 6 GB de memória RAM GDDR5, a super placa trabalha na interface PCIe 3.0 e seu fôlego de desempenho a faz uma opção interessante para futuros computadores destinados a cálculos pesados, mesmo com uma GPU construída para funcionar com um clock bem inferior ao desempenho máximo das Graphics Core Next, estimado em 825 MHz.
Para compensar o pé no freio no desempenho, a placa roda com uma GPU extra. Na ponta do lápis, a placa passa a oferecer um desempenho por watt de energia melhor do que um modelo equivalente com uma GPU. Mesmo assim, quem resolver apostar na FirePro S10000 precisa serparar uma pequena fortuna por ano para pagar a conta de energia: a placa requer 375 watts para operar.
Essa quantidade de energia chega a ser 50% maior de suas concorrentes diretas no mercado e, além de chutar para o alto a conta de energia do comprador, obrigará investimentos pesados em termos de refrigeração, que também consome energia, de cases mais eficientes para o hardware. Tudo isso salga o preço final do uso de uma FirePro S10000, que sozinha custa US$ 3600 (RS$ 7200 aproximadamente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário